18 de dezembro de 2019

Exposição Urbano Grafia leva a linguagem urbana para a Galeria Gama

Conhecida como uma das mais representativas galerias de arte de Alagoas, a Galeria Gamma movimentou – de maneira inovadora – o cenário artístico da cidade e reuniu, na última quinta-feira (12), mais de 20 artistas na exposição coletiva intitulada Urbano Grafia, que apresentou ao público um amplo panorama visual com a produção de grafiteiros, ilustradores, escultores e artistas urbanos.

O contexto urbano foi traduzido em obras fantásticas e em sua maioria inéditas, que estão ocupando os dois pavimentos da galeria com técnicas diversas, como spray sobre tela, acrílico sobre tela, aquarela sobre papel, esculturas e objetos customizados. Literalmente de arrepiar!

O grande diferencial dessa exposição é que ela não se limitou às instalações da galeria, também abraçou a praça que fica em frente à Gamma, adotada pela mesma. Esculturas inspiradoras do projeto “Mãos na praça” estão expostas no ambiente público – um marco no histórico para a galeria.

Urbano Grafia é um verdadeiro mix de vozes artísticas gritando a linguagem das ruas e ocupando os espaços – tudo embalado por um caleidoscópio de cores e formas que enchem os olhos, com muitas mensagens políticas e sociais.

A artista plástica e proprietária da galeria, Vera Gamma, nos conta que já era um desejo antigo inserir arte em um espaço público. A partir desse projeto surgiu a ideia de convidar os artistas para ocupar o cenário, assim como trazer diferentes linguagens para ambientes internos.

“Fizemos o contraponto do externo para o interno e do interno para o externo e isso foi um grande diferencial nessa exposição”, entrega Vera Gama, entusiasmada com esse projeto que é tendência no contexto contemporâneo mundial.

O formato da exposição Urbano Grafia é extremamente importante na construção cultural do público local. Os reflexos desse movimento já estão sendo sentidos pelos organizadores, que percebem uma grande transformação nas pessoas através dessa ação de integrar à Galeria Gamma ao espaço público. Os visitantes estão cada vez mais encantados, valorizando a arte e se aculturando. Desejamos que esse fluxo ganhe cada vez mais força!

A exposição segue até o dia 22 de março e no período que estará em exibição vai acontecer uma série de movimentos para propagar diferentes linguagens que compõe a arte contemporânea. Alagoanos, pernambucanos e sergipanos fazem parte da exposição que evidencia todo o potencial criativo dos nordestinos. Vale prestigiar esse grito artístico!

No time de artistas estão:

Grafites e pinturas:

Yara Pão, Joe Santos, Suel Damasceno, Wado, Levy Paz, Feyk Johny, Diego Barros, Korea (Egnaldo Correa),  Rafael Santos, Lucas Rafael, Germano Munganga, Nathalia Matos, Salles, Simone Freitas, Ives Lins, Petrucio Nazareno, Manoel Victor, Heitor, Coletivo cidade signos.

Esculturas:

Vera Gamma, Marta Emília, Barbara Lessa, Marta Arruda, Daniel Baboo, Rogério Gomes, Rosivaldo Reis, Maísa Cavalcanti, Patrícia Melro, Reinaldo Lessa, Eva Cavalcante e Silvana Sampaio.

Ilustrações: 

Sophia Laranjeiras, Beatriz Azevedo, Nicolau Neto, Plantkingboy, André Lima, Ari Firmino,  Mugi/Gbrant, Louwe’s, Mateus Campos, Drika, Ícaro Freitas, Mário Alencar, Tainart, Elizangela, Airam Jr, Ollie Brito, Lívia Maria, Lívia Maya, Dante.

Endereço:

Av. Luiz Ramalho de Castro, 899 – Jatiúca, Maceió- AL

Horários: Segunda à sexta das 14h ás 19h | Sábados das 9h às 13h

Confira os melhores clicks da abertura da exposição:

Fotos: Thomaz Japiassú

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *