4 de dezembro de 2019

Instrutora de Yoga, Riki Klein, dá 5 dicas para desacelerar

Em meio à rotina agitada, ter momentos de relaxamento e buscar a paz interior é essencial. Pensando nisso, convidamos a instrutora internacional de Yoga, Riki Klein, para apontar os caminhos da meditação e, de quebra, dar umas dicas para desacelerar. Meditar é uma prática cada vez mais comum nos dias de hoje. Muitos a associam a uma moda, mas a verdade é que a atividade remonta aos primórdios da humanidade. A maioria dos grandes mestres do passado de que ouvimos falar comumente meditavam todos os dias.

Riki ressalta que é importante ter em mente que a meditação é uma prática e, como qualquer coisa na vida, deve ser cultivada para melhorar não apenas o nosso desempenho, mas também pelos benefícios. Inclusive pontua que, às vezes, o início pode ser frustrante, mas é necessário vê-lo como parte da nossa evolução e algo que, com o tempo, se tornará mais disponível e claro. “É um processo, alguns dias são mais difíceis que outros, porém, devemos confiar e seguir nossa respiração”, entrega.

5 dicas para relaxar, segundo Riki Klein!

1. Música: coloque músicas sem letras. Apenas ouça e deixe o som ser a única coisa que chama a sua atenção.

2. Óleos essenciais: existe óleo para tudo, inclusive óleos específicos que ajudam a relaxar e aliviar o corpo e a mente. Eles podem ser usados durante todo o dia e como uma maneira de preparar sua prática de meditação.

3. Meditação e yoga: comece meditando por 15 minutos por dia, e siga rumo ao hábito. Crie um ambiente consistente, incluindo iluminação (talvez velas), óleos essenciais (que tal um difusor?), música e silêncio. O Yoga é também uma forma de meditação, é meditação em movimento e nos permite nos conectar com o corpo energético e físico.

4. Descanse: recomendo encontrar tempo para pausas “mini-zen”, momentos em que você tenta desligar o barulho. Pare, sente, feche os olhos, respire fundo, silencie seus pensamentos e encontre alegria no silêncio. São momentos conscientes em que você se concentra apenas no momento presente. Isso ajudará a relaxar, liberando o estresse e a ansiedade que estão enraizados em projetos futuros ou traumas passados.

5. Desconecte: Dê uma pausa nos dispositivos que desviam sua atenção do momento presente. Estamos colados na internet, literalmente sempre conectados a algum tipo de experiência externa de rede. Essa conexão nos mantém em um estado acelerado o tempo todo. Dar uma pausa nesse ciclo auxilia bastante.

Foto: Natie Melo

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