14 de maio de 2020

Plataforma idealizada por alagoanos “Ajude o Pequeno” tem apoio da ONU e oferece loja virtual e suporte aos comerciantes em meio à pandemia

Um movimento sem fins lucrativos e com foco em “digitalizar” os pequenos comerciantes, que integram um dos setores mais prejudicados com a pandemia do coronavírus. Essa é a ideia do “Ajude o Pequeno“, iniciativa do alagoano Wesley Barbosa que, em parceria com os amigos Luís Cabús e Clarissa Antunes, criou um marketplace gratuito para apoiar os empresários / empreendedores brasileiros que estão sem faturamento devido ao isolamento social.

O site conecta o comprador ao vendedor e não cobra nenhuma taxa do pequeno comerciante. Do “sacolé” gourmet à label fitness, basta criar a loja dentro da plataforma, cadastrar produtos e escolher a forma de pagamento. O cliente também se cadastra, escolhe o fornecedor de que quer comprar e a forma de envio do produto, que hoje se dá pelos Correios ou retirada na loja. Em breve o site vai contar com serviço de delivery.

O “Ajude o Pequeno” conta com mais de 200 voluntários, a parceria do Sebrae e o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Um dos diferenciais é que os empresários cadastrados também têm acesso a aulas práticas de especialistas para ajudá-los a atravessar a pandemia, como estratégia de vendas no ambiente digital, criação de um delivery próprio, manuseio e higienização dos produtos, planejamento financeiro etc.

Ainda, pensando em ampliar a assistência aos que não tem domínio da internet surgiu a Alê, assistente virtual do Ajude o Pequeno. Alê, a protetora da humanidade, tem 16 anos, é do signo de câncer e nascida na geração Z. Ela, que sabe todos os caminhos do mundo digital e ama comprar pela internet, está pronta para ajudar lojistas e consumidores quem tiverem dúvidas na plataforma, principalmente os que nunca tiveram contato com o mundo digital. O máximo, né?

Hoje o marketplace reúne mais de 2 mil micro e pequenas empresas do país cadastradas na plataforma da ONG. No Instagram da ONG (@ajudeopequenobrasil) é possível encontrar informações e tirar dúvidas, além de acompanhar lives com especialistas do mercado.

O Refresh apoia essa incrível e nobre iniciativa e faz um pedido a vocês, leitores: em um período tão sensível para todos, que tal direcionar as compras para os pequenos produtores? Esse é o principal suporte que podemos dar para, juntos, mudar o destino de vários negócios. Olhemos com um maior carinho para o mercadinho da esquina, para a padaria do bairro, para a papelaria da rua. Vamos juntos <3

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *