14 de junho de 2022

Dos casamentos dos sonhos às luas de mel de luxo: alagoano Thomaz Japiassu ganha destaque como fotógrafo de turismo em Dubai

Thomaz Japiassú

Por Alice Renise

Quem acompanha o Refresh desde o início com certeza já sabe de quem estamos falando. Publicitário, fotógrafo e partner do Refresh, Thomaz Japiassu deu uma pausa na carreira consolidada em Alagoas para embarcar numa experiência completamente diferente do outro lado do mundo. Da areia da praia à do deserto, em vez de fotografar casamentos dos sonhos, agora registra luas de mel de luxo em Dubai.

Aos 29 anos, sendo oito anos de carreia, Japiassu foi abraçado por Alagoas e deu grandes passos na fotografia de eventos. “Eu cobria de três a quatro eventos por semana, e as vezes dois no mesmo dia, e buscando sempre trazer um olhar fresco, natural, certeiro, e, com uma luz quente e suave que com o tempo as pessoas começaram a reconhecer meu trabalho em qualquer canto que eu chegava”, conta. Além dos eventos, já se navegou pela publicidade, moda, arquitetura e produtos antes de investir na fotografia de turismo.

Depois de se aventurar por tantos segmentos, havia chegado a hora de mudar de ambiente. Foi quando sua esposa foi convidada para trabalhar numa empresa nos Emirados Árabes que surgiu a oportunidade de expandir os horizontes, estudar inglês, aprender com o mundo e começar uma carreira no exterior.

A transição para a fotografia de turismo foi natural, já que Dubai é uma das cidades mais movimentadas do mundo, um destino-sonho da lua de mel de muitos casais. “Chegando aqui, busquei fazer parcerias com os guias turísticos – como o @exploredubaibr -, agências do Brasil e colegas locais da fotografia. Tem sido uma experiência nova e com uma demanda alta, por sinal. Todas semana tenho recebido contato de alguém que vem passar lua de mel em Dubai, e gostaria de ter este momento registrado de maneira profissional”, conta.

Thomaz faz cliques de pessoas de todo Brasil e já está recebendo convites de outros países. “Vou atender um casal da Noruega no deserto logo mais. A ideia é que com a chegada da copa do mundo deste ano, as nacionalidades venham à tona. Continuo aprendendo inglês, dia após dia, para poder receber o mundo todo em breve!”

Conhecida pelas construções extravagantes e tecnológicas, Dubai tem uma atmosfera dividida entre o moderno e o antigo e Japiassu busca mostrar a cidade por um olhar diferente. “Embora, o luxo chame muita atenção para quem chega a passeio, o antigo, é o que realmente mais me encanta por aqui. Talvez pela ideia da simplicidade real das pessoas e por me fazer perceber que em qualquer lugar do mundo existem pessoas comuns e de verdade”, observa.

Viver numa cultura completamente diferente tem seus desafios, mas para ele descobrir o novo é renovar a paixão pela arte. “O choque cultural é muito significativo, no entanto, sua cabeça muda e seus horizontes se expandem de uma forma que você nem imaginava. Hoje já me sinto pertencente daqui, me adaptei a todas essas questões e estou aprendendo muito com o Emirado”, avalia.

A temporada Dubai já rendeu uma foto no portfólio da Vogue Itália e muitos projetos pela frente. Agora ele faz parte do time de jovens fotógrafos criativos no portfólio da Vogue e em breve deve lançar um projeto de fotografia de paisagem, para o público da arquitetura, arte e design, além de um site para escrever sobre as experiências enquanto fotógrafo no Oriente Médio. Estamos ansiosos para o que vem por aí!

Enquanto isso, que tal um tour pelos clicks que Japiassu vem produzindo em Dubai?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *