20 de junho de 2022

Prancha, onda, ação! Documentário sobre surf leva diretores alagoanos para festival de cinema na Polônia

Matheus Lustosa e Thiago Canuto

Thiago Canuto e Matheus Lustosa já eram figurinhas conhecidas no audiovisual alagoano. A dupla já assinava vídeos publicitários para marcas como Réveillon dos Milagres, Palato e Club Lyon, mas foi após uma viagem ao Rio Grande do Norte, com o curta metragem “O Berço dos Campeões”, que os dois entraram no circuito de festivais de cinema do Brasil e do mundo.

A vontade de produzir um material autoral já era antiga, mas foi ficando de lado com a correria do dia a dia. Até que há um ano eles decidiram tirar um período de férias para descansar… e criar! “Por ter amigos que adoram surfar, unimos a ideia de procurar por algum tema audiovisual e as boas ondas pra o surf em Baía Formosa“, conta Thiago.

E tem inspiração melhor que a natureza? Logo nos primeiros dias eles perceberam o quanto o surf era presente na comunidade e aí veio a ideia para o filme. “As crianças lá começavam muito cedo. Aos 3, 4 anos de idade os pais já estavam ensinando as crianças a surfarem”, diz Thiago. Tanta dedicação já deu bons frutos: Ítalo Silva, nascido e criado em Baía Formosa, foi campeão de surf nas olimpíadas de Tóquio meses após as filmagens do curta.

O berço dos campeões – FINC from Thiago Canuto on Vimeo.

A recepção de “O Berço dos Campeões” foi ótima, com seleções em festivais de cinema no Brasil e no mundo, levando o primeiro lugar no Festival de Cinema Internacional de Baía Formosa e garantindo uma viagem para o Festival Off Camera, em Cracóvia, na Polônia. “Lá tivemos a honra de abrir a sessão de cinema internacional. Ser reconhecido, representar o Brasil, Alagoas e mostrar o nosso trabalho pra o mundo, foi muito emocionante”, lembra Thiago.

Se Baía Formosa é berço de campeões de surf, Thiago Canuto e Matheus Lustosa vêm para mostrar que Alagoas é berço de talentos no audiovisual. “O audiovisual Alagoano tem crescido muito e tem nomes que são referência no mundo, como é o caso do Diretor Gabriel Novis. Tudo isso é importante pra incentivar a outros produtores a criarem seus filmes e participarem dos festivais que tem pelo mundo”, pontua.

Será que vem mais novidade autoral por aí? Vem sim! A dupla está produzindo dois novos filmes, um no segmento do surf feminino em Alagoas e outro projeto especial sobre as Marisqueiras do estado. Estamos super ansiosos para conhecer mais histórias inspiradoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *