27 de agosto de 2023

Quebrando o estigma: Gabriela Tenório fala sobre a importância de buscar ajuda psicológica sem medo

Pedir ajuda nem sempre é uma tarefa fácil. Enfrentamos desafios em várias fases de nossas vidas e, embora seja natural tentar lidar com os problemas sozinhos, o direcionamento profissional é um grande aliado para superar questões que afetam nosso bem-estar. A psicoterapeuta Gabriela Tenório enfatiza como contar com o apoio de um psicólogo pode tornar os momentos difíceis menos desgastantes, reduzindo o tempo de sofrimento.

Rompendo crenças limitantes

Muitos de nós hesitamos em pedir ajuda por medo de parecermos fracos ou vulneráveis. A resistência em demonstrar sinais de fraqueza nos leva a lidar com os problemas sozinhos até que a situação alcance um ponto mais crítico. De acordo com Gabriela, é fundamental entender que pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, mas sim de coragem para enfrentar as dificuldades.

A psicoterapeuta menciona que muitas pessoas evitam buscar apoio psicológico devido ao medo do julgamento negativo. É importante entender que pedir ajuda não significa ir contra nossa imagem de responsabilidade e competência. “Medo de ser inconveniente, de ser visto como ‘errado’ ou ‘inadequado’; de parecer imperfeito; de ser rejeitado; de julgamento; de decepcionar pessoas queridas e outros” – ela menciona que são muitos os estereótipos que afastam as pessoas do tratamento adequado.

Desmistificando a Psicoterapia

Uma mudança significativa ocorreu na forma como a psicologia é percebida e acessada. Os profissionais da área estão adotando estratégias inovadoras, como o uso das redes sociais, para se aproximar das pessoas e quebrar estigmas associados à terapia. “Mostramos que a psicoterapia promove o autoconhecimento e faz você prestar atenção em seu eu mais profundo, que às vezes passa despercebido no dia a dia”, explica.

O Papel Transformador do Psicólogo

A psicologia evoluiu muito ao longo dos anos. Os profissionais podem auxiliar em questões existenciais, além de oferecer diagnósticos e tratamento para transtornos mentais. “Pedir ajuda para solucionar um problema, independentemente da natureza, leva ao encontro de múltiplas respostas com base na visão de mundo e habilidades de um profissional qualificado”, afirma Gabriela.

A busca por ajuda profissional não é apenas um caminho para resolver problemas, mas também uma via de autodesenvolvimento e crescimento pessoal. “Esse caminho nos transforma em seres melhores e com menos medo”, conclui.

Em um mundo que está cada vez mais consciente da importância da saúde mental, é fundamental pensar no autocuidado e bem-estar emocional. Portanto, lembre-se: você não está sozinho, e buscar apoio psicológico é uma escolha valiosa que pode transformar sua jornada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *