Maceió no SPFW: marca alagoana Foz brilha com estreia nas passarelas da fashion week
As passarelas da São Paulo Fashion Week tornaram-se o palco para um espetáculo de brasilidade, cultura e moda, diretamente de Maceió. A marca alagoana Foz fez sua estreia no evento, atraindo a atenção de fashionistas por todo o país, com destaque em publicações renomadas, como Elle, Glamour, Cláudia e Vogue.
Revelando toda a riqueza de uma identidade regional por meio da coleção “Alambique Fantasia“, o evento movimentou diversos setores da capital alagoana e de todo o estado. A moda de Alagoas tem muito o que comemorar. Vem conferir!
O estilista e mente criativa por trás da Foz, Antonio Castro, bebeu na fonte do universo da cachaça e da cana-de-açúcar para criar roupas que exalam arte e tradição. O diferencial da coleção é a colaboração com artesãos locais, que dão vida a bordados, rendas e técnicas como o filé, crochê, trançados de palha e patchworks em peças que representam a fusão entre o DNA criativo da marca e o talento das raízes regionais.
Antonio comemora essa parceria de sucesso: “É uma grande celebração do que é a nossa cultura popular e o que é a cultura da nossa cidade, do nosso estado e o que é a potência criativa e empreendedora. Foz é o encontro do rio com o mar, é o meu encontro com os artesãos, é o encontro entre os artesãos e a gente celebrar encontro.”
Pela primeira vez de forma presencial, este é o primeiro desfile da marca no SPFW. Anteriormente, a Foz já havia participado com um fashion film e agora, com o apoio da Prefeitura de Maceió, foi possível tornar isso realidade.

Luciana Almeida, Marina Cândia, Manu Melo e Petrúcia Lopes
Foto: Cortesia / Prefeitura de MaceióCom uma equipe 100% local, os alagoanos tiveram a oportunidade de mostrar seu talento em uma das maiores semanas de moda do mundo. Designers, artesãos, modelos e até a equipe audiovisual foram até a capital paulista não apenas para desfilar a coleção, mas também para participar de workshops e momentos de networking e troca de conhecimento.
A primeira-dama de Maceió e empresária, Marina Cândia, também participou do evento, contribuindo com ações para impulsionar a moda local. “Estou aqui para vivenciar este momento único. Com uma coleção inovadora e colaborativa, Antonio está entrando para a história ao trazer nossas rendeiras e artistas para este momento tão significativo”, conta.
Em cada detalhe, a equipe da Foz imprimiu um toque de criatividade. “Se A Fantástica Fábrica de Chocolates fosse no Brasil, como ela seria?”, Antonio se perguntou. Para marcar a grandiosidade desse momento, os convidados do desfile foram presenteados com rapadura, bolo de rolo e até mesmo cachaça artesanal, em uma vibe que remete à lendária história de Willy Wonka.
O bilhete premiado foi mergulhar no realismo fantástico alagoano, em uma explosão de cultura e uma união perfeita entre tradição, identidade e talento na moda, elevando Maceió a um lugar de destaque no cenário nacional e internacional. Aqui, na passarela, tudo isso se entrelaça para tecer um novo capítulo para a moda maceioense.