14 de fevereiro de 2024

Maceió na Sapucaí: Confira os Highlights do Desfile da Beija-Flor, com Enredo em Homenagem a Rás Gonguila

Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Bem-vindos a um verdadeiro espetáculo de cores, ritmos e tradições que marcam o Carnaval brasileiro! Na madrugada de domingo para a segunda, a Beija-Flor encantou o Brasil e o mundo na Marquês de Sapucaí com o desfile em homenagem a Maceió e ao lendário Rás Gonguila. Efeitos especiais, samba chiclete, famosos alagoanos e muita emoção. Confira os highlights do que rolou!

Um Tributo aos Encantos de Maceió

Conhecida por suas performances grandiosas e emocionantes, a Beija-Flor esse ano apostou no o enredo “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila”. O desfile foi uma verdadeira celebração da cultura alagoana, marcando a primeira vez em que o estado foi tema de uma escola de samba no Rio de Janeiro. E que honra, heim? Fundada em 1948, ela é uma das mais premiadas do Rio, com 14 títulos — o último deles conquistado em 2018. Será que vem mais um esse ano?

Rás Gonguila: O Imperador do Carnaval

Mas quem foi Rás Gonguila? Nascido como Benedito dos Santos, este personagem singular nasceu em solo alagoano, tornando-se uma figura icônica dos nossos carnavais no início do século passado. De engraxate no Centro da cidade, ele se nomeou “herdeiro” do trono imperial da Etiópia, com uma jornada foi repleta de cores, alegria e muita folia, criando os maiores blocos e festas da época.

Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Samba Enredo: Uma Viagem Pelas Raízes de Alagoas

Ao som da bateria vibrante da Beija-Flor, através do samba composto especialmente para o enredo, fomos conduzidos por uma jornada emocionante através das belezas e da cultura de Maceió. Com quase 50 anos como intérprete, Neguinho da Beija-Flor deu vida às letras que exaltavam desde o nascimento de Rás até suas conquistas nos carnavais alagoanos. Confira na íntegra aqui.

Comissão de Frente: O Espetáculo dos Delírios de Rás Gonguila:

A Beija-Flor entrou na avenida com uma Comissão de Frente de tirar o fôlego! Dez jovens engraxates, representando os delírios de Rás Gonguila, formaram um pião humano diante de nossos olhos. No final da apresentação, o protagonista é coroado e recebe uma capa gigante, iluminada com 400 metros de LED. Uau!

Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Efeitos Especiais: Uma Chuva de Magia sobre a Avenida

As surpresas não pararam por aí, heim. A última alegoria da Beija-Flor inundou a Sapucaí com bolhas de fumaça e nitrogênio, criando um verdadeiro mar de sonhos. Alguma semelhança com o nosso litoral? É claro! Ao ser tocada, a bolha soltava uma fumacinha. Usando ventiladores e coolers, era possível formar o efeito de mar de bolhas. O efeito são resultado do trabalho meticuloso de dezenas de pessoas com máquinas importadas de mais de R$50 mil. Um espetáculo visual que nos transportou para as águas cristalinas de nossas praias.

Alagoanos em Destaque

E que orgulho ver tantos representantes de Alagoas brilhando no maior palco do Carnaval! Influenciadores, artistas e personalidades locais desfilaram com a Beija-Flor, levando nossa cultura e nossa alegria para o mundo todo. Os convidados foram destaque na quinta alegoria da escola de samba, que foi todo pensando na cultura popular do estado, com referências a folguedos, reisado, rendeiras e filé. Tem todos os símbolos. Olha só quem estava por lá:

@ricomelquiades

 

@marinaferrarig

 

@ricademarre

 

@gabopantaleao

 

@sayonararomao_

@alvxaro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *