6 de março de 2024

Oscar 2024: confira curiosidades sobre a 96ª edição

A principal premiação de Hollywood está chegando! Cinéfilos de todo o mundo se reunem neste domingo para acompanhar a cerimônia que reconhece os melhores filmes, atores, diretores e outros profissionais da indústria cinematográfica. O Oscar acontece dia 10 de março e, para entrar no clima, confira algumas curiosidades sobre sua 96ª edição.

Cerimônia

Com início às 20h, horário de Brasília, o evento será transmitido pela TNT e também pelo streaming da HBO Max (agora Max). Prepare suas pipocas e se você ama moda, acompanhe ao vivo o desfile das estrelas no tapete vermelho às 19h. E quem estará comandando as emoções? Ninguém menos que o talentoso Jimmy Kimmel, que retorna pela quarta vez ao posto de mestre de cerimônias.

Não é ouro!

As estatuetas reluzentes que todos desejam levar para casa não são feitas de ouro maciço, como se poderia imaginar. Na verdade, segundo o site da Academia, são esculpidas em bronze e delicadamente banhadas a ouro 24 quilates. Durante a Segunda Guerra Mundial, devido a questões de custo e escassez de metais, as estatuetas passaram por algumas modificações. Em um período crítico, chegaram a ser entregues prêmios feitos de gesso e cobertos com tinta. Ah, a história por trás do glamour!

Barbieheimer

No ano passado acompanhamos uma batalha épica nas salas de cinema: de um lado, Barbie, do outro, Oppenheimer. Isso aconteceu porque os dois filmes foram lançados no mesmo dia, 20 de julho. Cillian Murphy, que interpreta Oppenheimer, declarou que, no final das contas, quem realmente ganha é o cinema. Enquanto isso, Margot Robbie e Greta Gerwig, estrela e diretora de Barbie, mostraram que também apoiam o rival nas telonas, comparecendo juntas à estreia da cinebiografia do físico.

Quem teve mais indicações

Oppenheimer domina a cena com 13 indicações, seguido por Pobres Criaturas, com 11, e Assassinos da Lua das Flores, com 10. Barbie garante o quarto lugar, acumulando 8 indicações.

Polêmicas

Quando a lista de indicados ao Oscar 2024 foi divulgada, a ausência de certos nomes deu o que falar. As mais barulhentas foram a de Greta Gerwig na categoria de melhor direção e de Margot Robbie na categoria de melhor atriz, ambas por BarbieRyan Gosling foi indicado, mas criticou o fato de suas colegas terem sido esnobadas. Quem será que vai levar a melhor?

Em Cartaz e na Tela da Sua Casa

Parte dos filmes indicados ao Oscar está em cartaz nos cinemas, como Anatomia de Uma Queda, Os Rejeitados, Pobres Criaturas, Vidas Passadas, Zona de Interesse, O Menino e a Garça, A Sala dos Professores, Dias Perfeitos e Eu, Capitão.

Mas se você prefere ver as produções do conforto da sua casa, muitos dos filmes em destaque na premiação já podem ser vistos no streaming, como Oppenheimer, Assassinos da Lua das Flores, Barbie, A Sociedade da Neve, Maestro e Ficção Americana. Prepare a sala, faça uma pipoca e deixe-se levar pela magia do cinema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *