20 de maio de 2024

Explore o novo ícone do Jaraguá: arquiteto Henrique Gomes mostra as surpresas do Setor 22, novidade da VB Design em Maceió

Os apaixonados por arquitetura, arte e design agora têm um novo endereço – ou melhor, um endereço repaginado – em Maceió. O Refresh teve a honra de ser um dos primeiros a explorar o Setor 22, a primeira loja do Grupo VB Design inaugurada em Jaraguá. Com criações que primam pela estética apurada, funcionalidade e um toque contemporâneo, o espaço integra, com originalidade e respeito, o bairro mais charmoso e histórico da cidade.

O arquiteto, curador e idealizador Henrique Gomes é o guia do nosso tour, onde cada canto revela uma atenção meticulosa aos detalhes e uma paixão pela estética refinada. “A vontade de fazer algo novo, que ao mesmo tempo contasse a história de Jaraguá, foi o ponto de partida para criar esse projeto na minha cabeça”, conta ele.

Foto: Dani Amorim

O espaço era um armazém centenário do porto da cidade e, apesar da veia vanguardista da empresa, boa parte das características originais do prédio foram mantidas, como o pé-direito alto e os tijolos aparentes. Com boas doses de criatividade, materiais antigos que precisaram ser substituídos foram ressignificados e utilizados de outras maneiras. As antigas tesouras viraram “luminárias curral”, com um formato que lembra os currais de pesca típicos do estado. Já a madeira de demolição se tornou uma escada de destaque no local.

O contraste entre o passado e o contemporâneo é evidente desde a escolha do nome do lugar. “Setor 22” é uma homenagem à icônica Semana de Arte Moderna de 1922, um evento que revolucionou a cultura brasileira. A escolha do azul que domina o espaço não é por acaso – ele evoca momentos marcantes da história da arte, desde os vibrantes quadros de Mondrian até o misterioso azul de Yves Klein. Também faz referência ao lápis-lazúli, um mineral precioso que deu origem a alguns dos mais belos pigmentos azuis do Renascimento. Cada peça e cada cor contam uma história, conectando o passado glorioso com o design atual.

A proposta é ir além de uma loja tradicional e se tornar uma experiência. A curadoria do espaço é de altíssimo nível, nivelada com o melhor do design mundial. Funcionalidade e estética caminham de mãos dadas, criando um ambiente que é, ao mesmo tempo, acolhedor e impressionante.

“Nós fazemos um mix dos expoentes do design brasileiro e dos clássicos“, diz Henrique, revelando nomes consagrados que estão expostos, como Estúdio Bola, Fernando Mendes e Jader Almeida. Este último, inclusive, conta com um espaço totalmente dedicado às peças do premiado designer catarinense.

Além do Setor 22, a VB Design nos presenteia com mais dois espaços fascinantes: Galpão e Outdoor. Cada um com sua própria essência e personalidade, mas todos refletindo a mesma paixão e inovação que definem o Grupo VB há 35 anos.

A escolha dos artistas que embelezam a mostra também foi cuidadosamente pensada para tornar o lugar ainda mais especial. Delson Uchôa, Rogério Gomes e Carol Vasconcelos são alguns dos nomes presentes. “Existe uma exposição de arte alagoana nos três galpões, e a ideia foi trazer para cá as pessoas que eu chamo de ‘tridimensionalidades’, que são três artistas que trabalham com essa herança do bordado, o trabalho minucioso com a mão, o detalhe. Tudo tem uma conexão com os móveis expostos na loja”, explica Henrique.

Que tal fazer essa imersão no design em Maceió? O Setor 22 fica na Av. Walter Ananias – 86, Jaraguá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *