8 de janeiro de 2020

Do Carrousel du Louvre para as areias de Milagres: batemos um papo com Lucas Lamenha durante a exposição “WE BELIEVE”!

Lucas Lamenha é um dos grandes nomes da arte contemporânea de Alagoas. Além de artista visual, é músico, empresário, publicitário e produtor. Tem uma rotina multifunções super intensa, pautada por muita criatividade – e, em seu portfólio, já carrega sete exposições. A mais recente, batizada de “WE BELIEVE”, com curadoria de Rafael Almeida, aconteceu na última semana de dezembro em São Miguel dos Milagres, integrando a badalada programação do Réveillon dos Milagres.

A parceria surgiu de uma conversa com o idealizador da festa, Maurício Vasconcelos, junto a Henrique Vital, de onde veio a oportunidade perfeita para expor as obras no Estado com o contexto universal que Lucas já vem dialogando. Sua última exposição, por exemplo, foi no Carrousel du Louvre, em Paris.

A mostra refletiu um resgate das memórias de infância: @lucaslamenha_artist já frequentou bastante as praias de Milagres com a família, o que trouxe ainda mais significado para a escolha. A exposição reuniu vinte peças e contemplou uma nova série de cartões de 10×15 cm – são obras em papel algodão, com um desenho e assinatura. A maioria das obras foram inéditas, fruto de dias com dedicação exclusiva para a ação.

“Passei um mês praticamente confinado no estúdio, o que foi muito bom, pois quando me fecho para criar uma exposição, fico focado nela e consigo desenvolver melhor. Todo dia aparece novidade, surge alguma coisa para testar e vou sempre experimentando, gosto demais. É um processo bem divertido, me sinto bem livre. Sempre surge alguma linha nova em minhas exposições”, conta. E em Milagres não foi diferente.

As obras com assinatura de Lucas Lamenha tem despertado o interesse de curadores e instituições de relevância nacional e internacional. Em 2016, ele estreou em Londres com a exposição Hi World. No ano seguinte, integrou o projeto “A Growing Culture” em Nova York. Ele também já realizou mostras no Burning Man (Estados Unidos), no Carrousel du Louvre (França) e na 19 Keren Gallery (Austrália).

Um talento alagoano que tem alçado voos cada vez maiores. Ele contou ao Refresh que 2019 foi um dos melhores anos para sua carreira profissional e que fechar esse ciclo com a energia de Milagres não poderia ter sido melhor. Além disso, Lucas está aguardando a chegada do segundo filho e, certamente, esse amor genuíno vai inspirá-lo ainda mais. Nosso team deseja muita luz e sucesso!

Fotos: Felipe Miranda

Ficha técnica

Exposição: WE BELIEVE
Artista: @lucaslamenha_artist
Expografia e montagem: Didi Magalhães e Rafael Almeida
Projeto Gráfico: Samuel Almeida (ELLO 8 DESIGN)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *