13 de abril de 2022

No Dia Mundial do Café, Henrique Dias, da RDV Roasters, ensina como fazer um coado perfeito!

Para fazer um bom café não tem muito segredo, certo? Errado! Seja logo pela manhã ou após o almoço, no lanche da tarde ou no jantar, o café é quase uma arte.

Tanto que, no Dia Mundial do Café – celebrado em 14 de abril – Henrique Dias, à frente da escola de café RDV Roasters, mostra pra gente como se faz um coado delicioso, daqueles que exalam um cheirinho aconchegante que se espalha por todo o ambiente.

O método de coar, super tradicional, tem alguns segredinhos que deixam a bebida ainda mais gostosa. “Quando começamos a apreciar o café, percebemos que cada detalhe faz a diferença. Hoje em dia, com essa correria desenfreada, acabamos não prestando atenção aos detalhes, e a escolha de uma boa matéria-prima é sem dúvida um dos segredos”, entrega Henrique,  especialista em microtorrefação de cafés especiais.

“Faço um garimpo da melhor matéria-prima pelo Brasil. Aqui na RDV a gente compra diretamente do produtor; torramos semanalmente o café de maneira artesanal e trabalhamos diretamente com as cafeterias”, completa.

Um café coado ou filtrado é um método slow coffee, que exige um certo respeito ao tempo de preparo. Anota aí as outras dicas de Henrique:

Escalde o filtro / coador, a jarra e a xícara antes do preparo

Antes de colocar o pó de café, passe água quente no coador para lavar as impurezas e remover resíduos de sabor.

Tenha cuidado com a água

A água influencia, e muito, no sabor do café coado, especialmente no que se refere à qualidade. O ideal é que ela seja filtrada ou mineral, pois a água da torneira contém cloro, que não sai na fervura, e prejudica o aroma e o sabor do café.

Acerte a proporção entre água e grão, que deve ser preferencialmente moído na hora

O que determina o sabor mais intenso da bebida são os tipos de grão e de torra utilizados, e não a quantidade. A recomendação é de 18g de pó, mais ou menos uma colher de sopa cheia, para cada 250ml de água.

Faça a filtragem com calma

Despeje a água aos poucos e em movimento circulares para que ela umedeça totalmente o pó. Depois, faça o café em 4 despejos de aproximadamente 60ml e vá aguardando em torno de 40 segundos a cada despejo. Deixe a água escoar completamente em uma média de 2min30.

Dica extra: é fundamental que o primeiro despejo seja lento e hidrate todo o pó de café para “preparar” a extração. Utilizar uma balança de precisão com cronômetro é uma boa ideia; controlar o despejo com uma chaleira pescoço de ganso é outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *