18 de maio de 2022

Especialistas dão dicas de como trazer o aconchego do outono para dentro de casa

A virada de estação traz aquele desejo gostoso de dar uma repaginada no aconchego da casaDias nublados, temperaturas mais amenas e cobertas quentinhas: o inverno vem aí!

Pensando nisso, um time de profissionais que entendem do assunto para dar dicas incríveis de como mudar o ambiente na temporada. Vem espiar!

Arquimércia Cedrim, diretora criativa de moda

“Acredito na arte como ferramenta de cura e transformação. Nossa casa precisa respirar arte em suas diversas manifestações, seja através da pintura, da escultura, da fotografia e da música! Para a temporada, gosto de uma manta leve para compor com o sofá de linho offf white. O barro das peças do artesanato local, também compõem meu outono, assim como pedras naturais, velas aromáticas e incensos. Isso muda energia do local, principalmente em momentos de transições!”

Luciana Amaral, empresária

“Plantas e flores sempre mudam o ambiente, nos trazem paz, aconchego e bem estar. Para tornar a estação ainda mais especial, recomendo usar um aromatizador de ambientes que combine com o nosso estilo. Aí, a gente nem quer sair de casa.”

Alan Gaia, arquiteto

“Uma mudança prática e impactante é modificar o tom do ambiente, seja com pintura, textura, ou mesmo revestimento. Porém, uma alerta: apesar do inverno remeter para tons mais escuros, os tons beges e também os coloridos, assim como na moda, estão super em alta na decoração. Um reflexo da necessidade de calmaria e felicidade que primitivamente desejamos após tempos tão sombrios. Vale aquele tom terracota, mostarda, bege, azul escuro. Enfim, o importante é criar um ambiente com o aconchego certo para aquecer a temperatura de cada coração.”

Luiz Felipe Lemos, hoteleiro

“Toda casa precisa de um cheiro especial, que marque quem mora nela e também quem vai para visitar. Acho que o outono é uma época para receber mais e, para isso, espaços para beber algo ou tomar um simples café devem sempre estar arrumados e abastecidos. Ah, e apostar flores ou folhagens sempre, desde que naturais.”

João Curvelo, decorador

“Optar por tecidos mais densos e tons mais sóbrios em mantas e almofadas é uma boa dica. Um jogo de cama pode dar um ar mais invernal na casa, e isso se aplica também em todo o enxoval de mesa. Cores bacanas para usar na decoração são marsala, verde musgo, marrom chocolate e até mesmo o cinza!”

Melina Armstrong, arquiteta

“Uma dica valiosa é investir em mantas! Além de nos aquecerem quando estamos vendo um filme ou relaxando, elas dão um toque super especial na décor. Eu sempre gosto de compor os ambientes que produzo com esse item, que traz muita personalidade! É uma peça que tem um investimento baixo e que dá um super efeito! Gosto também das velas aromatizadas, que deixam o lar com um cheirinho delicioso, além de trazerem um clima especial ao ambiente.”

Walmy Becho, decorador

“Deixar reservada aquela mesinha no terraço para um vinho com amigos a qualquer hora é uma boa. Futons, almofadas no cantinho da sala para assistir aquele seriado… e, se quiser ir mais a fundo, sugiro pintar as paredes da sala de grafite ou concreto. Os tons realçam e dão um toque de personalidade ao ambiente!”

Sofia Accioly, empresária

“Minha dica sem dúvidas é florir a casa com flores da estação! Apostar muito no verde para humanizar o ambiente e sempre escolher uma cor preferida de antúrio para dar um toque de luz! Flores tropicais costumam durar bem mais dentro de residências e pontos comerciais!”

Monique Arruda, decoradora

“Vasos de vidro em tamanhos e modelos diversos com plantas que ficam na água – com raiz e tudo – ficam lindos. Aromas, para serem utilizados em dias e horários específicos, deixam o ambiente mais agradável. Ultimamente tenho usado incenso de Palo Santo.”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *