9 de junho de 2022

Made in Alagoas: Tavinho Camerino leva artesanato alagoano para o maior evento de design do mundo

Tavinho Camerino

Por Alice Renise

O mundo do design está hoje no Salão Internacional do Móvel de Milão, o mais importante evento do segmento. O salão é a maior vitrine de tendências, qualidade, criatividade e inovação do setor. Durante uma semana todas as atenções estão voltadas para a cidade italiana para saber o que vem de novidade por aí.

Alagoano, Tavinho Camerino é o único brasileiro a expor de maneira solo na edição deste ano. Ele traz uma mistura de tradição e design contemporâneo em três peças da coleção Taboa, inspirada e produzida em parceria com artesãs da cidade de Feliz Deserto. “É um trabalho no qual elas têm uma participação muito importante e, por isso, sinto como se cada uma das artesãs que trabalhou comigo estivesse também representada em Milão”, Tavinho homenageia as artesãs.

As peças são feitas com com fibras naturais de taboa, planta nativa das margens do rio. A matéria prima é a principal do rico artesanato da região, na confecção de cestos, bolsas e utensílios para a casa. “A palha trançada cria texturas e formas incríveis. É aí que o meu design entra, servindo de suporte para esta arte tão carregada de história”, a partir do trabalho das artesãs, Camerino dá o seu toque com uma pegada industrial.

Tavinho foi selecionado para o Salão Satellite, espaço dedicado a jovens talentos do design do mundo inteiro. Os trabalhos passam por uma seleção exigente realizada por Marva Griffin, “La Mamma” do design mundial. “Submeti meu trabalho com bastante segurança, mas sabendo que estaria concorrendo com designers do mundo inteiro. Por isso, foi imensurável a felicidade que senti ao ser selecionado”, comemora.

Já conhecido em salões de design do Brasil, o artesanato sempre esteve presente no seu trabalho. Apresentou em São Paulo com o ateliê do João das Alagoas, de Capela, com o artesãos de São Miguel dos Milagres, que trabalham marcenaria com madeira de coqueiro. “Me interessei em unir materiais e técnicas tradicionais de artesãos alagoanos às inovações industriais. Durante o período em que atuei no programa Alagoas Feita à Mão, essa relação se aprofundou ainda mais, ajudando também na geração de renda e visibilidade dessas comunidades”, conta.

O Salão Internacional do Móvel de Milão acontece entre 7 e 12 de junho, dentro da Milão Design Weekend.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *