17 de novembro de 2023

Turismo e ancestralidade: descubra a Rota dos Quilombos de Alagoas neste feriado da Consciência Negra

Foto: divulgação

Bem-vindos ao coração da história e cultura negra do Brasil, na encantadora Rota dos Quilombos de Alagoas. Se você é apaixonado por história e cultura, prepare-se para uma jornada encantadora pela Serra da Barriga, em União dos Palmares, a apenas 78 km de Maceió. O lugar abriga o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, uma homenagem viva ao maior, mais organizado e mais duradouro quilombo das Américas.

Mais que um destino turístico, a região te leva por uma verdadeira imersão pelas raizes africanas do Brasil, narrativa rica de tradições, resistência e celebração da diversidade. Conheça a história, experimente a gastronomia, se conecte com a natureza e aproveite a programação especial do dia da Consciência Negra. Quer saber mais? Vem com a gente!

Parque Memorial Quilombo dos Palmares: Uma Jornada no Tempo

Foto: divulgação

Na imponente Serra da Barriga, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares relembra uma jornada de resistência e cultura negra. O local é considerado o primeiro e único parque temático sobre a cultura negra do país. Tombado como Patrimônio Cultural do Mercosul, é uma autêntica viagem ao passado, proporcionando aos visitantes a oportunidade de vivenciar a vida no Quilombo dos Palmares, liderado por Zumbi dos Palmares e Dandara.

As edificações, recriadas em tamanho natural com paredes de pau-a-pique, cobertura vegetal e inscrições em banto e yorubá, transportam os visitantes para um mundo onde milhares de negros e índios buscavam refúgio durante o Brasil Colônia. Explore a Onjó de farinha, Onjó Cruzambê, Oxile das ervas, Ocas indígenas e a Muxima de Palmares, cada uma contando sua própria história.

Mirantes e a Lagoa Encantada: Uma Vista de Tirar o Fôlego

Foto: divulgação

Além da cultura, a natureza da região dá um toque ainda mais especial a toda essa experiência. Não deixe de contemplar as paisagens da Serra da Barriga nos mirantes Acaiene, Acaiuba e Toculo, nomes que reverenciam líderes quilombolas que viveram na região. A parada obrigatória na Lagoa Encantada oferece não apenas uma beleza natural maravilhosa, mas também uma energia única. Era aqui que os quilombolas se reuniam, saciavam a sede, realizavam rituais e faziam as atividades do dia a dia.

Gastronomia Afro-Brasileira no Restaurante Baobá

Foto: Nide Lins

Ao pé da Serra, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar nos sabores da culinária afro-brasileira. O restaurante afro-brasileiro Baobá, raízes e tradições, é liderado pela Mãe Neide, que além de ser uma incrível chef de cozinha, também é yalorixá e Patrimônio Vivo de Alagoas.

Todo o ambiente se torna um convite aos sabores autênticos da gastronomia quilombola. Experimente pratos tradicionais como aracajés com camarão seco e caruru, além de amalá, malungo, galinhada e o refrescante xequeté, bebida típica das religiões de matriz africana.

Artesanato e Cultura em Muquém

Foto: Itawi Albuquerque

O povo quilombola também chama atenção através da arte. Para quem quer conhecer mais e até levar um pedacinho dessa cultura para casa, uma visita imperdível é o povoado de Muquém, na zona rural de União dos Palmares. Lá é o lar da Mestra Dona Irinéia, Patrimônio Vivo de Alagoas. Ela dá vida ao barro, moldando a face e os traços do povo quilombola em suas magníficas esculturas. Uma delas, chamada de “O Beijo”, ganhou até uma obra em tamanho gigante na Jatiúca, em Maceió.

Programação Especial do Feriado da Consciência Negra

União dos Palmares celebra o mês da Consciência Negra com uma programação super especial. Além das atrações abertas o ano inteiro, vale a pena conferir os eventos que vão rolar neste fim de semana.

Até o dia 18 de novembro, a comunidade quilombola Muquém recebe o projeto “Muquém Cultural”, com teatro, dança, percussão, gastronomia, artesanato e o concurso “Beleza Negra”. Dia 19, o espetáculo “Zumbi Vive” conta a história e legado de Zumbi dos Palmares no Espaço Jatobá. Já dia 20, o espaço recebe um dia inteiro de shows de artistas da cultura afro-brasileira.

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares está aberto diariamente, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *