18 de março de 2024

Business e viagens: confira as principais tendências do turismo, de acordo com o PANROTAS

Quem não ama viajar? A propósito, o turismo é um mercado que movimenta bilhões e está sempre em movimento, revelando os destinos e experiências do momento.

Para mapear as tendências dos próximos anos, o 21º Fórum PANROTAS reuniu mais de 2 mil profissionais de vários segmentos turísticos como Tecnologia, Hotelaria, Aviação e Vendas, para ditar o que vem aí no setor.Confira alguns highlights!

Bossa tupiniquim: Brasil cresce nas pesquisas por viagens

O Brasil ocupa agora o 7o lugar no ranking de países que mais realizam pesquisas de viagens. A lista divulgada pela plataforma de dados Similar Web tem os Estados Unidos no topo da lista. Os segmentos do turismo que mais cresceram em buscas foram atrações turísticas, aluguel de carros e transporte terrestre. Entre os sites mais visitados pelos brasileiros, Booking, Tripadvisor, LATAM Airlines e Airbnb.

Sol e mar: Maceió disputa o top 3 dos destinos de lazer

Em 2023, Maceió encerrou o ano no top 3 destinos brasileiros mais procurados em viagens de lazer, de acordo com as noites de hospedagem. O dado é da Omnibees, plataforma de reserva de hotéis. A capital alagoana só perde para Rio de Janeiro e Gramado, mas segue na disputa nos rankings de diversas plataformas, como CVC, Decolar e Azul.

Foto: Émile Valões/Secom Maceió

Luxury, baby! Viagens de luxo cresce entre diferentes gerações

As experiências premium permanecem em evidência, mesmo com o aumento das passagens aéreas. Aliás, “experiência” é a palavra chave desse mercado, já que os viajantes de luxo não querem apenas conhecer um lugar novo, mas descobrir coisas únicas no local.É o que dizem os especialistas de ILTM Latin America, Primetour, FFTravels e Superviagem. Segundo eles, no entanto, esses hábitos de consumo podem variar, já que esse público hoje abrange diferentes perfis e idades.

Ecofriendly trips, é possível? Desafios da sustentabilidade

Uma pesquisa da Phocuswright aponta que os viajantes ainda não entendem bem o que são viagens sustentáveis. Quando falam sobre o tema, ações muito simplistas são citadas, como desligar luzes ao sair de um ambiente, priorizar o transporte público ou respeitar os costumes locais do destino visitado. No entanto, os especialistas acreditam que é preciso ir além para tornar o mercado mais ecofriendly.

Uma boa notícia é o aumentos dos carros elétricos nas road trips. De acordo com a montadora chinesa BYD, para consolidar a tendência é preciso conscientizar e preparar os agentes de viagens, para facilitar o aluguel desse tipo de veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *