20 de agosto de 2025

Maceió Ser Cerâmica: ceramistas alagoanos celebram arte milenar em exposição no Maceió Shopping

Evento organizado pelo Dos Anjos Studio vai até 28 de agosto e destaca o cuidadoso processo de criação das peças artesanais

A partir das 20h desta sexta-feira (22), o Maceió Shopping se transforma em palco para a poesia moldada em barro. Cinquenta artistas alagoanos se reúnem para celebrar a arte ancestral da cerâmica na exposição Maceió Ser Cerâmica, promovida pelo Dos Anjos Studio, que segue aberta ao público diariamente, das 10h às 22h, até o dia 28 de agosto.

Para Paulo Anjos Neto, idealizador da mostra, a cerâmica é mais do que técnica: é um exercício de tempo e delicadeza. A exposição é importante para mostrar que todo o processo da cerâmica é feito com paciência e cuidado.

“A argila chega com muita água, precisa secar, ser bem tratada. A argila tem memória, é como se tivesse vida, e isso pode fazer com que as peças rachem. Cada objeto é único e carrega um propósito. No final, não é apenas a peça bonita que se adquire, mas toda a trajetória de trabalho por trás dela”, explica.

Essa será a segunda exposição organizada por ele. Na primeira, foram 18 ceramistas, também no Maceió Shopping. Agora, a proposta cresce e ganha novos contornos: reunir o maior número possível de artistas, com presenças que vêm também de cidades vizinhas, como a Barra de São Miguel.

Entre os artistas, estão várias personalidades conhecidas até em outras áreas, como a chef Sandy Farias, da Le Brulé, além de fotógrafos, arquitetos e outros empreendedores.

“Trazer essa iniciativa para Maceió é uma forma de reunir todo mundo, trocar referências, conhecer mais sobre tipos de argila e esmalte. Além disso, a prática é vista como uma forma de arteterapia, e o público tem crescido cada vez mais”, complementa Dos Anjos.

As peças expostas poderão ser adquiridas, mas só poderão ser retiradas após o encerramento da mostra. Afinal, cada objeto é único, feito à mão, e precisa permanecer intacto até o último dia, como parte do grande mosaico coletivo que dá vida à exposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *