7 de dezembro de 2019

Nide Lins lista 5 botecos que você precisa conhecer em Maceió

A jornalista Nide Lins é uma grande referência entre alagoanos e turistas no segmento gastronômico. As dicas que compartilha em suas publicações são sempre assertivas. Em entrevista exclusiva ao Refresh, a jornalista mapeia 5 botecos indispensáveis para conhecer em Maceió e, o melhor de tudo, entrega suas preferências no cardápio de cada casa. Confira as dicas dessa lover da gastronomia!

Boteco do Tonho

No Boteco do Tonho, as costelinhas de porco nunca perderam a majestade mas, em 2015, a tilápia, peixe de carne branca e macia, ameaçou o reinado dos suínos. O danado do pescado das águas doces, de mais de um quilo, chega à mesa grávido de tanta farofa de camarões e ovos. E a casquinha é bem crocante. Para acompanhar, arroz e feijão caseiro (o melhor de todos). Já a costelinha suína sempre com mesmo padrão de qualidade, de tão macia desfia com garfo, dispensa a faca, e o sal em harmonia. O feijão bem brasileiro com caldo encorpado, pedaços de charque, quiabo e couve. E para finalizar, a farofinha de ovo.

Serviço:

De quarta a domingo, das 11:00 às 16:00 horas – Rua Manoel Lourenço, 248, Ponta Grossa (na mesma rua do famoso Bar do Pelado) / Telefone: 3221-6209 / Aceita-se cartões.

Churrasquinho da Mary

No “Churrasquinhos da Mary” uma coisa é certa: seu pequeno boteco traz muito além dos espetinhos. Das suas caçarolas sai a boa comida nordestina: rabada, galinha, sarapatel, feijoada, e por aí segue. E tem mais, seu prato comercial, que serve muito bem duas pessoas, é um espetáculo. Aposte no churrasquinho de charque, o sal da carne é na medida certa, e na versão de churrasquinho também é de pedir bis. Todos os espetinhos são acompanhados de farofa, vinagrete e um pedaço de macaxeira. O de fígado é excelente, e ainda tem de frango, porco, queijo coalho… Opções não faltam!

Serviço:

De segunda a sábado, das 8:00 às 00:00 horas – Av. Desembargador Valério de Lima, 1066, Mangabeiras (Próximo antiga escola do Flamengo) – Telefone: 98825.6536 / Aceita-se cartões.

Boteco do Urugua

Os fãs de César Piriz, vulgo Campeón, não têm do que reclamar do bom rapaz, afinal, o Boteco do Urugua é internacional e por isso traz comidinhas das mais variadas partes do mundo. O cardápio vai do sashimi ao acarajé, passando pelos churrasquinhos, bolinhos, camarão empanado, língua de boi, empanados, hambúrguer artesanal… São mais 50 de petiscos. Claro que cada freguês do Boteco do Urugua tem suas preferências. Destaque para o espetinho de fígado, mas, de segunda a sexta-feira, a variedade dos petiscos é capaz de fundir a cabeça, o que comer, provar, ou seja, é um roteiro gastronômico pelo mundo.

Serviço:

De segunda a sexta, das 16:00 às 00:00 horas/ Almoço das 11h até 14h – Rua Melo Póvoas, 165, Jaraguá – Depois do Centro de Convenções (sentido Jaraguá/ Pajuçara) -Telefone:82 99153.8337/ Aceita-se cartões.

Bar do Rogildo

Em 2013, foi o primeiro contato no modesto bar e venda (mercadinho) do Rogildo, no bairro de Bebedouro. Boa praça, com seu bigode branco, ele está sempre sorridente. O ex-pescador também gosta de contar histórias para gente rir à beça. Conversas regadas com goles de cerveja, geladíssima, que acompanham o camarão acebolado divinamente preparado pela sua Silvia, estrela da casa.

Se Rogildo é bom de papo, a Silvia é ótima com as panelas. Aliás, esta alagoana faz com maestria um camarão acebolado com creme de leite que, por sinal, passa sutil ao paladar. Nem dá para perceber, discreto, bem temperadinho… Depois do camarão acebolado, vale o destaque para o arrumadinho de charque. A carne não é frita, ela é cozida com tomate, cebola e pimentão, conferindo um sabor especial à carne.

Serviço:

De terça a domingo, das 10:00 às 17:00 horas – Rua Augusto Barreto, nº 90, Bebedouro – Telefone: 3358.6327.

Restaurante do Duda

Desde 1978 o carneiro guisado do Restaurante do Duda é o tal, não perde a majestade, sempre primoroso e cada vez melhor. Carne macia, desfiando fácil do osso, molho espesso, batatas inglesas e tempero nordestino preparado pela Marinaura Pimentel Ataíde de Oliveira, comandando a cozinha como se fosse uma garota. No carneiro, o segredo da Marinaura é a hortelã da folha grande e pimenta do reino, é a essência da carne. “Só trabalho com a parte do coxão”, reforça Duda. Para acompanhar feijão caseiro ou tropeiro, arroz e farofinha.

O bife de panela com caldinho da própria carne e batatas inglesas, da dona da Marinaura, é divino. A carne macia vem escoltada por arroz, feijão caseiro e salada. Segundo a nossa chef, as carnes fraldinha e acém de dentro são as indicadas para fazer o melhor bife de panela, sem panela de pressão, cozido em fogo baixo com tomate, cebola, pimentão, coentro, salsinha, cominho e folha de louro.

Serviço:

De quarta a segunda, das 10:00 às 22:00 horas – Rua José Luiz Calazans 177, Jatiúca – (Próximo ao hotel Marinas) – Telefone: (82) 3231-0877.

 Fotos: Thomaz Japiassú

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *