19 de dezembro de 2019

Convidamos a Hop Bros, que ganhou o título de melhor artesanal do país, para uma harmonização com a cozinha do chef Breno Gama!

Em constante crescimento no Brasil – e tendo sua cultura fortalecida em todo país -, as cervejas artesanais já saíram do status de modinha. Alagoas também vem acompanhando esse movimento, e o público local está com o paladar cada vez mais aguçado e disposto para recepcionar a infinidade de gostos, sensações e aromas que elas têm para oferecer.

Diante dessa paixão, convidamos o time premiado da Hop Bros e o Chef Breno Gama para uma harmonização entre as cervejas e pratos da cozinha italiana. Em tempo: um dos rótulos da Hop foi eleito a melhor cerveja artesanal do país em um dos mais importantes concursos cervejeiros do Brasil e da América Latina, a Copa Poa de Cervejas.

Intitulada Barley Wine (a ser lançada em breve) levou não apenas a medalha de ouro na categoria “Wood and Barrel-Aged” (envelhecida em barricas de madeira), como conquistou também a medalha de ouro na categoria “Best of Show” – a melhor do concurso.

Um brinde estrelado entre o empresário Vinícius Vardieiro e o chef Breno Gama

Em um encontro super descontraído no restaurante Maria Antonieta, o Chef Breno Gama e o Mestre Cervejeiro Vinícius Vardieiro deram dicas preciosas sobre a junção das cervejas Hop Bros com pratos que foram pensados cuidadosamente para fazer o match perfeito no paladar. Confira todas as impressões dessa experiência fantástica feita com exclusividade para o Refresh!

Entrada

Para o start, Breno sugeriu uma berinjela à parmegiana, que é uma receita clássica da região de Parma. A berinjela é cortada em seu cumprimento, empanada e frita com pouco óleo, e o arremate fica por conta do queijo mussarela, molho pomodoro e parmesão que vão ao gratinador gerando um sabor surpreendente.

A harmonização sugerida pela Hop Bros é com a Pilsen. Esse prato reúne a acidez do tomate, um pouco de amargor da berinjela, a untuosidade do queijo e todos esses pontos casam muito bem, já que é uma cerveja mais simples, de entrada e ideal para ir preparando o paladar, pois as próximas são um pouco mais complexas.

Essa primeira sugestão harmoniza muito bem com comidas de botecos, petiscos fritos, frutos do mar e saladas. É uma bebida que acompanha do início ao fim da festa, ideal para eventos, casamentos, tem alta drinkability e um nível alcoólico de 4,5%. Feita exclusivamente com maltes europeus, é hoje a recordista de vendas da cervejaria. Combina muito com o clima e a energia de Maceió.

Prato principal

Com expertise na culinária italiana, o chef indicou um risoto com arroz arbóreo para ocupar o posto de prato principal dessa experiência: “Usamos aspargos e prosciutto, finalizamos com manteiga e queijo parmegiano. Apesar de ser um prato suave ele tem a potência e a força do prosciutto, que encorpa e saboriza de um modo especial”, finaliza.

American Pale Ale harmoniza maravilhosamente bem com esse risoto. Vinicius conta que ela tem maltes europeus diferenciados e lúpulos americanos, que dão mais cor, aroma e sabor resultando em uma cerveja de maior complexidade, vai bem com risoto, carne de carneiro, ossobuco e pratos mais temperados.

O teor alcoólico é de 5,5%, o sabor é mais caramelizado, os aromas são frescos e remetem à frutas amarelas tropicais. “O objetivo da cerveja é combinar, não pode ficar escondida, nem sobrepor ao prato”, dica do Mestre Cervejeiro.

Sobremesa  

Para finalizar com chave de ouro, Breno Gama trouxe à mesa uma pérola do cardápio, “Il vero tiramisu” que significa “O verdadeiro tiramisu”. É uma sobremesa feita com um queijo italiano chamado mascarpone, que traz uma cremosidade e textura inigualáveis, obtidas em função do queijo utilizado. No Brasil, esse queijo é geralmente substituído por cream cheese, o que acaba descaracterizando o sabor original do prato.

Concluindo as combinações, Breno e Vinícius fizeram uma comparação entre a Hop & Coffee com café de grão arábica torrado pela Coffee Break e uma Stout com avelã e mel de engenho. As duas funcionam super bem, mas a Stout foi a escolhida pelos dois, pois é a queridinha das sobremesas, uma cerveja que harmoniza por contrastes, tem 6% de teor alcoólico, um amargor um pouco maior, uma complexidade dos grãos e ótima sintonia com doces.

Fica o convite para viver essa experiência da degustação, a junção do prato ideal com a cerveja certa geram um terceiro sabor, melhor do que quando consumidos separadamente. Vale provar!

Fotos: Thomaz Japiassú

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *