19 de março de 2020

Listamos 20 coisas legais para fazer em casa durante a quarentena!

Com o avanço do Coronavírus no mundo, o isolamento social é crucial: quanto menos você se expuser nas ruas, mais irá evitar a disseminação do vírus. Diante desse momento atípico que estamos vivendo, inclusive no que se refere a ressignificar a rotina, priorizar a saúde e desacelerar, listamos 20 coisas pra você fazer dentro de casa e mandar ver na quarentena. Confira!

1. Cuide da sua saúde mental

Sem dúvidas, uma prioridade nesse período tão conturbado. Algumas atitudes são essenciais e decisivas para ficar em paz consigo mesmo. Tenha cuidado com o excesso de #infodemia – ficar conectado full time com notícias pesadas e sensacionalistas elevam as incertezas, aumentam as preocupações e, consequentemente, o medo e a ansiedade. Se atente às fontes, evite as fake news e aproveite a quarentena para desconectar e relaxar mente e corpo. Pratique a resiliência, tente aprender com tudo o que está se passando, olhe a situação de forma realista e reflita, troque ideias, descubra o melhor jeito de passar por tudo isso e lembre-se que nenhuma tempestade dura para sempre. E por fim, peça ajuda, pois você não está sozinho nessa!

2. Faça exercícios em casa

Corpo e mente estão conectados, então nada melhor que se movimentar para liberar boas doses de endorfina, que estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhora o humor e a alegria. Procure um cômodo com mais espaço em sua casa e faça séries de exercícios – há movimentos que conseguem trabalhar vários músculos. Consulte seu treinador, baixe um app ou pesquise por treinos funcionais nos canais conceituados do segmento fitness.

Mesmo em casa é importante usar tênis, que serve para amenizar o impacto da atividade física nas articulações, principalmente em treinos que fazem você saltar e/ou flexionar o joelho. Nesse momento evite redes sociais, coloque o celular no silencioso, faça alongamento antes e depois. Mantenha-se hidratado, deixe também uma garrafa de água à mão. A dança também pode ser uma excelente alternativa. O que não vale é ficar parado!

3. Medite e atraia bons fluidos

Práticas regulares de relaxamento, respiração, atenção e psicologia positiva reduzem os sintomas de stress, tristeza, preocupação, medo e irritação, conduzindo a mente para um estado de calma. Reserve um tempo no dia, encontre um canto calmo na casa, adote uma postura confortável, coloque músicas de relaxamento / app e e controle a respiração. Com a prática diária da meditação, é possível perceber um melhor domínio dos pensamentos e manutenção do foco nas atividades.

4. Se estiver apto, doe sangue!

Diante do atual cenário, os bancos de sangue precisam de doadores. Os estoques estão em uma fase crítica. Então, se você não tem nenhum sintoma de gripe, tem entre 18 e 69 anos e pesa no mínimo 50kg, vá a um banco de sangue mais próximo da sua casa e doe o quanto antes. Estimule sua rede a fazer isso, afinal, o autocuidado é coletivo.

5. Organize o closet e doe o que não te representa

Há quem diga que uma casa organizada é sinônimo de mente em ordem. De fato, isso nos traz uma satisfação enorme e uma vontade de encontrar uma nova configuração para aqueles itens que antes estavam na bagunça. Aproveitando que o outono-inverno se aproxima, visite seu closet para decidir o que você vai levar para nova temporada. Em meio à arrumação você pode ir provando suas roupas, vendo novas possibilidades de usar e criar novos estilos nunca antes pensados. As peças que não te representam mais podem ser doadas – assim você faz a energia circular e ainda contribui positivamente ajudando quem precisa.

6. Converse com seus amigos

E se a rotina incessante não te deixa parar, que tal aproveitar o momento para desacelerar e conversar – com calma – com seus BFFs? Ligações de voz e vídeo estão liberadas, hein? Aproveite o momento para estreitar os laços com quem você ama.

7. Teste novas receitas

Receitas simples como bolos e biscoitos são excelentes para todo mundo se divertir. Veja os ingredientes que tem em casa e misture-os com criatividade para a elaboração de iguarias. Vale também pesquisar receitas e descobrir novos sabores.

8. Veja filmes e séries

Prepara a pipoca, o cobertor e aproveite para #maratonar. É hora de zerar aquela sua série favorita, assistir novos filmes e se distrair. Troque indicação com seus amigos e conversem sobre.

9. Coloque a leitura em dia

Esse é o melhor passatempo offline quando se está em casa. Seja um livro de histórias, poemas, contos, acadêmico… Mergulhe nesse mundo mágico da leitura, prepare uma boa xícara de chá para aumentar a imunidade e amplie sua bagagem intelectual.

10. Faça cursos online

A internet é um mundo de possibilidades e existem vários cursos online disponíveis, inclusive gratuitos. De idiomas à relacionados com sua área de trabalho, é um momento oportuno para se atualizar e aumentar a bagagem de conhecimento!

11. Desenvolva alguma habilidade manual

Existem muitas vídeo-aulas que podem te ajudar, viu? Desenho, pintura, dobraduras, crochê… As possibilidades são inúmeras. A melhor forma de aproveitar o tempo durante a quarentena é fazer algo que você “não teria tempo” nos dias normais.

12. Assista shows, lives e consuma conteúdos que agreguem

Essa quarentena tem provocado um verdadeiro boom na produção de conteúdo digital, então vale aproveitar essa onda e absorver coisas boas. Muitos artistas estão fazendo shows em plataformas digitais e os influenciadores estão empenhados na produção de material para as suas redes. Faça uma curadoria do que te agrada e consuma assuntos que te façam bem!

13. Visite museus de forma virtual

Do conforto de casa é possível fazer tours virtuais por mais de 1.200 instituições ao redor do mundo. Assim você aprende muito, não enfrenta as filas e nem paga ingresso. Algumas indicações: British Museum – LondresGalleria Uffizi – FlorençaPinacoteca di Brera – Milão Museu Vaticani – Roma Museu Archeologico – AtenasMuseu do Prado – MadridMuseu do Louvre – Paris Metropolitan Museum – NYC Natonal Gallery Of art Washington e Hermitage – São Petersburgo .

14. Faça uma hortinha

Pode começar de forma simples mesmo, com temperos como manjericão e alecrim e depois passar para tomate, alface, cenoura… Quem sabe você tem um dedo verde?! kkkkk. Cultivar pode se tornar um hobby e você vai comer coisas gostosas, saudáveis e sem agrotóxicos. Algumas plantas poderão crescer durante a quarentena, como o agrião, que demora em torno de 10 dias para ser colhido; cebolinha, uma média de 21 dias; rabanete, 22 dias, e por aí vai. É possível fazer inclusive a geminação de brotos através de grãos como trigo, girassol, lentilha e feijão. Nesse contexto você pode cuidar também de uma flor ou outras plantas que podem contribuir para a decoração da casa.

15. Day spa yourself

Tire um dia todinho para cuidar da pele e dos cabelos. Aproveite para fazer um banho de espuma, usar máscaras faciais… E tudo isso pode ficar melhor criando um clima com velas e uma música de fundo. Esse é o mood com perfeição.

16. Comece um diário

Escrever é uma ferramenta libertadora! Que tal colocar no papel suas impressões, sentimentos e ideias? Tudo isso vai te auxiliar a extravasar. Guarde esses escritos e leia em um futuro próximo, um exercício que vai te fazer refletir sobre a relação de passado, presente e futuro.

17. Tire projetos do papel

Se você tem alguma ideia engavetada, chegou a hora de executa-la. O que importa é abrir caminho para fazer com que o plano dê certo!

18. Faça um limpa no celular

Esse é o momento de organizar suas milhares de fotos. Apague as trocentas selfies iguais e separe o teor das imagens por pastas. Faça uma verdadeira faxina em seu aparelho, das fotos aos contatos que não servem mais.

19. Aumente seu repertório musical

Já dizia a canção que “quem não gosta de samba, bom sujeito não é”. Mas não precisa ser só samba não: a música em geral tem um poder transformador para diferentes momentos, da alegria à tristeza, do romance ao coração partido. Navegue pelos diversos ritmos, dê uma chance a artistas que nunca ouviu, escute com direito a repetição seus favoritos. Atualize sua playlist.

20. Compartilhe coisas legais que fez no seu dia

Seja uma receita, livro, música, filme, série, exercício… Compartilhe com sua rede! Suas experiências podem contribuir para o dia do outro e nessa proposta todos seguem unidos, mesmo estando fisicamente separados.

O tempo é delicado, de conscientização e de cuidados. Vamos que vamos! #DistânciaSalva

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