23 de abril de 2022

Dia do Livro: confira algumas indicações para ler já

Todo 23 de abril é comemorado o Dia do Livro. A data, escolhida pelas Organização das Nações Unidas (ONU) em 1926, não é à toa: há 407 anos, morriam Miguel de Cervantes e William Shakespeare, dois grandes nomes da literatura mundial.

Para comemorar essa data tão icônica, convidamos algumas personalidades que admiramos para uma lista com grandes obras para você apreciar tomando um vinho. Vamos lá?

Aline Angeli, jornalista

“O livro que está em minhas mãos esta semana é budista – Mandala de Lotus, do Lama Padma Samten, que fala sobre como podemos estabelecer uma cultura de paz ao propor uma trajetória de transformar a visão, meditar, e agir no mundo. É bem inspirador.

O ‘próximo da fila’ será Story Brand, de Donald Miller, sobre storytelling para negócios, mergulhando nos elementos universais das histórias capazes de influenciar a todos. “Já na lista dos ‘li há um tempinho e gostei muito’, me vem à cabeça agora o ‘Paraíso das Damas’, de Emile Zola. Escrito em 1905, o romance traz um cenário da Paris do século 19 e o surgimento das primeiras lojas de departamento e também da mudança para nossa sociedade de consumo. Muito curiosa a descrição dos vestidos, tecidos e objetos fascinantes à venda na gigantesca loja”.

Diego Barros, artista plástico

“Um dos livros que mais me marcou foi ‘Breves Respostas Para Grandes Questões’, de Stephen Hawking. As perguntas e respostas são de tirar o fôlego, como por exemplo às relacionadas à vida extraterrestre e à nossa sobrevivência no planeta, temas que me despertam muito a atenção. Amei o livro, e suas reflexões me trazem, até hoje, inspirações para as minhas obras”.

Carina Oiticica, publicitária

“No momento, estou lendo – e recomendo – ‘Powerful: como construir uma cultura corporativa de liberdade e responsabilidade’, de Patty McCord. A autora trabalhou por 14 anos na Netflix e é responsável pela criação / construção da cultura corporativa da empresa”.

Thomaz Japiassú, fotógrafo

“Os livros que gostei muito de ter lido nos últimos tempos foram sempre voltados para uma melhor busca de mim, de mudanças interiores. Gostei muito do “Quem me roubou de mim”, de Pe. Fábio de Melo que fala do sequestro da subjetividade e sobre exercer a autonomia nas nossas escolhas e “O Poder da Ação”, de Paulo Vieira, que fala do agir de forma racional e assertiva para alcançar suas metas”.

Jennifer Albuquerque, publicitária

“Indico ‘O Livro das Semelhanças’, de Ana Martins Marques. Em ‘Um biombo entre o mundo e o livro’, a poesia sempre me atravessa, com leitura leve e em pequenas doses, Ana nos encanta com sua escolha de palavras que nos faz refletir e se apaixonar através de seus poemas”!

Jessyca Magalhães, coordenadora da livraria Leitura

“Vou indicar ‘O Sol ainda Brilha’. Nessa biografia, conhecemos a história de Anthony Ray Hainton, um homem que passou 30 anos no corredor da morte por um crime que não cometeu. Mesmo com provas de que ele não poderia estar no lugar dos assassinatos quando os crimes aconteceram, Anthony foi declarado culpado, apenas por ser negro e pobre. Mas o mais tocante nesse livro é que mesmo com tudo indo contra o Anthony, ele percebeu que poderia se entregar a dor e a revolta, ou lutar e encontrar uma maneira de viver no corredor da morte. Foi quando ele começou um clube do livro junto com os outros condenados.

O livro é muito emocionante, e tem uma frase que ele sempre repetia, que me marcou muito, que é ‘Ninguém é a pior coisa que já fez'”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *