24 de outubro de 2023

A Casa Guaxuma de ANGELI.LEÃO: conheça o projeto alagoano vencedor do ‘Top 100’ da Revista Kaza

Fotos: Sarah Medeiros

Esta semana, Alagoas conquistou mais um feito marcante na arquitetura. O escritório alagoano ANGELI.LEÃO conquistou o primeiro lugar na 16ª edição do prêmio Kaza Top 100, que reuniu os 100 melhores arquitetos de todo o país.

Realizado pela Revista Kaza, autoridade no mundo da arquitetura e do design de interiores no Brasil, a premiação anual reconhece os talentos mais brilhantes da área. O evento é patrocinado pelo grupo Artefacto, uma das maiores grifes de móveis de alto padrão no mercado brasileiro.

Liderado por Tiago Angeli e Ricardo Leão, o escritório premiado já acumula projetos de destaque, se diferenciando por uma autoralidade brilhante e sempre presente em projetos criativos e contemporâneos. Seu impressionante portfólio inclui obras em diversas categorias, como o icônico Marco dos Corais, no antigo Alagoinhas, o Paru Boutique Hotel em Milagres, a reforma do tradicional Divina Gula e luxuosos condomínios no Rio Grande do Norte.

Agora, o mais novo projeto a chamar atenção nacionalmente é a Casa Guaxuma, uma residência extraordinária na paradisíaca Praia de Guaxuma, no litoral norte de Maceió. Eles conseguiram captar com maestria a essência dos proprietários, aliando conforto, técnica e estilo a peças e mobiliários que incluem objetos de arte e design locais.

Sobre o prêmio, Ricardo Leão comemora: “Achamos muito importante, principalmente, para projetar o estado de Alagoas para o Brasil através da arquitetura e, junto com isso, levar também a obra dos nossos artistas, visto que o concurso enfatizou muito a valorização de artistas locais, e a Casa Guaxuma está repleta de obras tanto de Alagoas quanto de estados próximos do Nordeste.”

A conquista do Kaza Top 100 não apenas reforçou o posicionamento e o prestígio dos arquitetos alagoanos a nível nacional, mas também lhes presenteou com uma viagem para Milão, na Itália. Além disso, o projeto “Casa Guaxuma” será destaque numa edição especial da Revista Kaza, que o descreve como “Harmonia com o local e a arte da terra”.

Sobre a Casa Guaxuma

O projeto “Casa Guaxuma” está a apenas 20 minutos do centro de Maceió, e apesar da proximidade com a área mais agitada da cidade, tem ares de tranquilidade e praia paradisíaca. O lote escolhido tem uma área de 495m² e uma orla não urbanizada à sua frente, numa área residencial com vasta vegetação nativa.

Os arquitetos adotaram uma abordagem que se inspira em uma casa de praia, utilizando uma paleta de materiais artesanais, como madeira, ladrilhos hidráulicos, concreto e granito. A estratégia de design priorizou um afastamento frontal maior, criando um jardim e uma piscina dispostos em formato “L,” o que oferece profundidade visual e privacidade para as áreas internas.

A integração entre os espaços interiores e exteriores proporciona uma experiência imersiva em toda a casa, com destaque para o pé-direito duplo, que cria um ambiente iluminado e integrado. No pavimento superior, um escritório aberto e uma suíte de hóspedes desfrutam de vistas panorâmicas, garantindo funcionalidade e conforto.

Além disso, “Casa Guaxuma” é uma celebração da riqueza artística do estado de Alagoas. “O cliente queria muito trazer essas questões locais, unindo características locais com mobiliário de design brasileiro e internacional, assinado, de ponta”, explica Ricardo. A decoração incorpora peças de artistas locais, como Sil da Capela, Dona Irinéia, Aberaldo, Cícero da Ilha do Ferro, Vavan, Aline Angeli, entre outros. Essa fusão de elementos regionais com peças de mobiliário de destaque cria uma atmosfera única e autêntica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *