21 de março de 2024

Esporte e inclusão: Maceió Shopping patrocina primeiro triatleta com Síndrome de Down em Alagoas

Com quantos cromossomos se faz um campeão? Através do esporte, Davi de Oliveira Brito mostra que com dedicação, apoio e paixão pela vida, uma síndrome pode ser só um detalhe. Além de praticar várias modalidades, aos 19 anos ele se tornou o primeiro atleta com Down a completar uma prova de triatlo e já acumula títulos e reconhecimento pelo Brasil e até no mundo.

Hoje, 21 de março, celebramos o Dia Internacional da Síndrome de Down, data dedicada a conscientizar sobre a inclusão e quebra de preconceitos com pessoas com Down. A data foi escolhida em referência à trissomia do cromossomo 21, que caracteriza a condição genética de Davi e de mais de 300 mil pessoas por todo o país, de acordo com o IBGE.

Para apoiar a causa, o Maceió Shopping aproveita o momento especial para anunciar o novo garoto propaganda. “A gente tem o orgulho de apresentar o Davi Brito como nosso atleta, um jovem rapaz portador dessa síndrome, que não o limita. Para o nós, é uma honra e uma felicidade muito grande poder apresentá-lo com o objetivo de incentivar as demais famílias a levar seus filhos para os esportes, para o bem da saúde, não apenas física, mas mental também”, celebra Fabiano Said, marketing manager do shopping.

Nascido em Maceió, Davi de Oliveira Brito desde cedo já mergulhou de cabeça no mundo dos esportes, seguindo os passos de uma família apaixonada por atividades físicas. “Joguei basquete, meu tio foi jogador de futebol do São Domingos, meu irmão também… Então desde estimulei Davi e as irmãs a praticarem esportes desde pequenos”, conta a mãe dele, Olívia.

Aos dois anos, ele já nadava. Aos sete, jogava capoeira e futebol, e aos nove encontrou sua paixão no jiu-jitsu. Com um ano de treino na modalidade, ele já ganhou um campeonato. A mãe, orgulhosa, relembra: “ele sempre teve uma habilidade natural para os esportes. Foi só estimular que os resultados aconteceram”.

Mas o verdadeiro desafio de Davi veio com o triatlo. Uma prova que exigiria não apenas força física, mas também resistência mental e dedicação. Ele tem duas irmãs que já eram triatletas, então o caminho foi natural. Apoiado por elas e pelos pais, fez história ao se tornar o primeiro atleta com Síndrome de Down a completar uma prova em Alagoas, em dezembro de 2023.

A jornada de conquistas continuou além das fronteiras, participando de uma prova em nos Estados Unidos em janeiro de 2024, a a “Martin Luther King Run”, em Miami. Apaixonado por viagens, acompanha a família pelo mundo e adora brindar a vida com uma cervejinha sem álcool. Afinal, além de se destacar nas competições, Davi é um jovem como qualquer outro, que curte uma praia, os amigos, e o CSA, seu time do coração.

“Com todas as particularidades decorrentes dessa condição, ele vem a levar uma vida normal”, explica seu pai, Ivan. Que hoje e sempre, o respeito à diversidade seja maior que qualquer diferença. O Refresh e o Maceió Shopping estão juntos nessa missão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *