7 de março de 2020

Sadi Consati, maquiador oficial de O Boticário, fala sobre maquiagem, autoestima e empoderamento feminino em entrevista exclusiva ao Refresh. Confira!

Na última quinta-feira (05/03), O Boticário Maceió armou uma master class com Sadi Constai, maquiador da marca nacional há 23 anos. Na ocasião, ele apresentou os novos batons de Make B para o outono / inverno. Os convidados conferiram as novidades em primeira mão e testaram os lançamentos, enquanto Sadi Consati dava um verdadeiro show de técnicas em um tutorial em real time no evento.


Durante 5 anos, O Boticário reestruturou todas as formulações dos batons de Make B. O portfólio passa agora a contar com mais de 50 cores (entre as estreantes e as que já são clássicos da marca), com novas fórmulas e texturas. Todos os batons são veganos e possuem ácido hialurônico na composição, e dois tipos de aplicadores: bala e líquido, com 7 texturas diferentes.

Em sintonia com o Dia Internacional da Mulher, batemos um papo com o maquiador sobre a relação do universo da beleza com a data. Confira!

  • Dia da Mulher chegando e sabemos que O Boticário é uma marca brasileira que sempre apoiou a equidade de gêneros. Como você vê a relação da maquiagem com essa data?

A maquiagem está associada diretamente ao empoderamento, porque é uma das inúmeras formas que as mulheres têm para se sentirem mais confiantes, quando por exemplo elas se maquiam, se olham no espelho e se sentem mais bonitas. Acho que a maquiagem é meio que uma mágica. Trabalho há 25 anos nessa área, 23 com O Boticário, então já vivi muito momentos de maquiar mulheres e ver que a expressão muda completamente, que a autoconfiança cresce e que a vontade de dominar o mundo aparece.

Essa é uma das formas que as mulheres têm para encontrar dentro delas a própria força, a energia para encarar esses desafios todos que existem por aí. O mundo está finalmente percebendo a importância do empoderamento feminino, mas temos muitos caminhos para trilhar ainda, muitos desafios. Acredito que o movimento está acontecendo, está rolando e O Boticário é uma marca extremamente parceira e que acredita muito nisso.

  • A gente costuma associar batom vermelho a poder. Qual o motivo dessa relação?

Acredito que o batom da cor mais impactante, o vermelho, o roxo ou as cores mais variadas que a gente pode ter, são uma forma de chamar a atenção. Durante muitos anos a mulher sempre foi muito reprimida em diversas áreas, de não poder e nem dever fazer várias coisas. O uso da cor forte é uma forma da mulher dizer: “Chega, eu posso o que eu quiser!”.  É sobre se libertar. E elas têm esse direito.

  • Dentro das tendências de outono / inverno, quais são suas três principais apostas?

1 – Cada vez mais a pele clama naturalidade. Vamos entrar no outono / inverno, e normalmente as pessoas acham que a pele deve ser mais carregada. Uma pele mais natural, mais leve, não significa uma pele sem produto. Significa sim um efeito mais suave parecendo que se está usando quase nada. As pessoas olham e percebem que não tem excesso, não transmite a ideia de que perdeu horas fazendo a make.

2 – Um segundo ponto é a questão da luminosidade, do brilho, que pode ser um pouco mais extravagante, ou um brilho contido e que também pode ser só um viço. E esse aspecto está na moda, está em alta. Um toque para mostrar que se tem naturalidade; viço é energia, por trás da maquiagem existe vida.

3 – Estamos vivendo uma época de moda e beleza bem democrática, que nos permite ousar. A cartela de cores tem maior diversidade, você pode escolher aquilo que é a sua cara e não aquilo que alguém está dizendo que tem que usar nessa estação. Há tempos atrás nós tínhamos isso e muitas vezes aquela cor não funcionava para a pessoa e ela se via na “obrigação” de usar por ser a moda ditada. Hoje a mulher tem a liberdade de escolher aquilo que fica bom para ela, o que a faz se sentir melhor e não aquilo que alguém disse que tinha que ser.

  • Para finalizar, deixe um recado empoderado para a mulherada leitora do Refresh.

Mulheres maravilhosas, o babado é o seguinte: nós estamos vivendo um momento super especial. O mundo está começando a reconhecer que ninguém é superior a ninguém, a igualdade entre as pessoas está sendo prevalecida, que todos os seres humanos têm os mesmos direitos. Lutem, batalhem e façam aquilo que vocês realmente acreditam que tem que ser feito para que vocês se sintam valorizadas, como devem ser. Vocês precisam encontrar dentro de si uma fortaleza! Usem maquiagem, usem todos os artifícios que vocês puderem para se encontrarem todos os dias, porque às vezes mesmo dentro de casa com a família, marido, trabalho, vocês sofrem preconceito, discriminação e assédio. Então, a minha dica é: criem dentro de si uma fortaleza para que possam encarar isso da melhor forma possível e se sobressaiam sendo especial, do jeito que vocês são!

Os novos batons de Make B. chegam às lojas na segunda-feira (09/03).

Fotos: Edson Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *