31 de maio de 2022

Parceria com C&A e moda afro-alagoana: conheça a marca Coloral

Moda é muito mais que seguir tendências e cobrir o corpo com tecidos: moda é identidade e representatividade. A marca Coloral, que surgiu da necessidade de expressão de uma mulher negra e lésbica, chamou a atenção da gigante C&A para participar da coleção “Nosso Encontro” e deve ganhar as ruas por todo país.

A coleção reúne 10 marcas autorais de todo país para uma seleção de roupas e acessórios que valorizam o trabalho de criadores LGBTQIAP+ e promovem uma maior representatividade no catálogo da C&A.

O trabalho entre a Coloral e a C&A começou desde o ano passado, com o edital nacional do Instituto C&A chamado “Todes Na Moda”, que buscava dar mentoria a marcas lideradas por pessoas LGBTQIAP+. “Nós fizemos todo um trabalho de desenvolvimento da identidade da marca, comunicação, os produtos… Foi muito legal”, avalia Mara Carolina, dona da marca.

Foi após essa primeira experiência que a fast-fashion convidou as marcas do edital para desenvolver uma coleção para o marketplace da C&A. A proposta era cada marca manter sua identidade, porém de forma com que as peças conversassem entre si. “Uma das coisas que achei bem legal sobre isso foi poder desenvolver todas as práticas que aprendemos na primeira mentoria do Instituto C&A, foi um diálogo muito rico”, conta Mara.

A COLORAL

A Coloral surge de forma informal em 2018, quando Mara fez figurinos para o coletivo Afro-Caeté, onde ela também é integrante. A partir daí o trabalho foi crescendo e ela sentiu a necessidade de apostar numa moda mais inclusiva. “Eu comecei a costurar para mim, para satisfazer as minhas necessidades. Não só para que as roupas coubessem em mim, já que sou uma mulher alta, tenho 1,83m, mas para ter roupas que me representassem e valorizassem minha identidade como mulher negra e alagoana”, conta.

A marca produz sob demanda, utilizando modelagens e tecidos inspirados na cultura africana com um toque alagoano, Os tecidos africanos já foram símbolos de poder e riqueza, e hoje representam uma forte identidade. Há uma grande pesquisa e história em cada estampa, misturando as mais tradicionais a modelos mais modernos.

Para conferir as peças da coleção “Nosso Encontro” acesse o link e siga a @coloral___ para acompanhar o trabalho da marca. Vale a pena dar uma olhada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *